Logística Reversa

A logística reversa, diz respeito às ações realizadas pela empresa nas quais é possível levar os materiais dos locais finais (ponto de venda ou, até mesmo, dos clientes) até a sua empresa. Isso pode acontecer em diversas situações, tais como:

- devolução e troca de produtos;

- compras consignadas;

- recolhimento de embalagens e itens poluentes para fins de sustentabilidade e reaproveitamento dos materiais nas rotinas internas.

A logística reversa acontece quando empresas realizam ações de recebimento dos produtos usados para gerenciar e encaminhar de forma responsável - reciclagem, doação ou reaproveitamento/upcycling - minimizando os impactos que os resíduos sólidos causariam se descartados de forma incorreta (poluição do solo, água e ar).

Responsabilidade

Segundo a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), as companhias são responsáveis por seus resíduos e tem a obrigação de receber os produtos pós utilização. Por esse e outros motivos, diversas empresas nacionais do setor têxtil e de moda vem aderindo a logística reversa nos últimos anos mas, em sua maioria, de maneira lenta e gradual.

Normalmente, marcas menores e autorais, que prezam pela ética e responsabilidade socioambiental, já são criadas com uma proposta de produção circular e prevem o retorno dos produtos usados para reaproveitamento ou reciclagem.

Como cidadãos e consumidores, nosso papel é cobrar esse recebimento das empresas e realizar a devolução/descarte dos materiais de forma correta e nos locais adequados.

*Os resíduos têxteis não devem ser descartados no lixo comum e não temos coleta seletiva de roupas e fibras têxteis no país.*

A função de cada setor no processo:

- Consumidores: devolver os produtos que não são mais usados em postos (locais) específicos.

- Comerciantes: instalar locais específicos para a coleta (devolução) destes produtos.

- Indústrias: retirar estes produtos, através de um sistema de logística, reciclá-los ou reutilizá-los.

- Governo: criar campanhas de educação e conscientização para os consumidores, além de fiscalizar a execução das etapas da logística reversa

 

 

 

 

 

Nossa Parte

1) Se você tem alguma roupa da nossa loja que não te serve mais ou que não usa, você pode nos entregar a peça e ganhar até 20% de desconto em qualquer produto da loja (via avaliação).

 

2) Sua peça será analisada e se estiver em boas condições ela retornará para a venda em nosso Brechó (@brechobrunapepper) com preço acessível para a próxima pessoa que poderá se encantar com ela. Aumentando assim o ciclo de vida da peça. Caso não atenda nosso padrão de qualidade para venda, faremos os consertos necessários e encaminharemos para doação.

 

3) Nosso ponto de coleta será nosso ateliê: Rua Tariana, 137 sala 01 - Tatuapé - São Paulo - SP. Caso você não seja de São Paulo, pode nos enviar via correio (seu custo).

 

4) Como somos uma microempresa individual, não podemos aceitar peças de outras marcas por enquanto por questões de logística e espaço. 

 

5) Seu desconto deverá ser usado na hora. E não é cumulativo, é por peça.

 

Reduza, reuse e recicle.

 

Fontes: https://www.suapesquisa.com/ecologiasaude/logistica_reversa.htm

https://www.instagram.com/p/CEU5MJenQ8r/

Pague com
  • Mercado Pago
  • Mercado Pago
Selos

Bruna Pepper - CNPJ: 12.163.155/0001-28 © Todos os direitos reservados. 2021


Para continuar, informe seu e-mail

Utilizamos cookies para que você tenha a melhor experiência em nosso site. Para saber mais acesse nossa página de Política de Privacidade